Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento da hepatite C

Segundo a Anvisa, o remédio passa a integrar uma lista de medicamentos inovadores, também composta pelo Daklinza® (daclatasvir), Olysio® (simeprevir) e Sovaldi® (sofosbuvir)

Publicado por Rosaury Muniz
há 9 anos

Agência Brasil

22/04/2015 11:51:00 Atualizado em 22/04/2015 11:57:22

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (22) no Diário Oficial da União o registro do Viekira Pak (ombitasvir, veruprevir, ritonavir, dasabuvir). Este é o quarto medicamento para o tratamento da hepatite C registrado este ano no país.

Segundo a Anvisa, o remédio passa a integrar uma lista de medicamentos inovadores, também composta pelo Daklinza® (daclatasvir), Olysio® (simeprevir) e Sovaldi® (sofosbuvir), que tiveram processos de análise de registros priorizados pela agência a pedido do Ministério da Saúde.

“Durante a avaliação, todas as etapas para o registro de um medicamento no país, como análise da tecnologia farmacêutica, de eficácia e de segurança, foram cuidadosamente mantidas”, informou o órgão.

O medicamento Viekira Pak foi aprovado na forma farmacêutica, constituído por comprimidos revestidos de ombitasvir (12,5 mg), veruprevir (75 mg) e ritonavir (50 mg) associados e comprimidos revestidos de dasabuvir, na concentração de 250 mg.

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), presente no sangue. Entre as causas de transmissão mais comuns estão a transfusão de sangue e o compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para a confecção de tatuagem e colocação depiercings.


Por que divulgar essa notícia no JusBrasil.

O tratamento da Hepatite C tem um alto custo.

Não é raro os planos de saúde negarem ao segurado a cobertura de alguns dos medicamentos indispensáveis ao tratamento e cura, em especial aqueles que foram introduzidos, recentemente, no Brasil, pela Anvisa.

O Victrelis (Boceprevir), introduzido pela Anvisa em 2011, tem sido negado por alguns planos de saúde e este medicamento é fundamental para que determinados protocolos de tratamento atinjam o objetivo.

O caminho para quem estiver nessa situação é a via judicial, através de pedido liminar, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor.

A ação tramita em sede de Juizado Especial e, com bastante frequência, tem sucesso.

  • Sobre o autorAdvogada, professora e autora
  • Publicações12
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações109
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anvisa-aprova-novo-medicamento-para-tratamento-da-hepatite-c/183771217

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quem sabe dizer qual a data da publicação no Diário Oficial da União relativa ao registro dos mediamentos Daclatasvir e Solisbuvior? Agradeceria muito. Ass. naborpereira@yahoo.com.br continuar lendo

Quem sabe dizer qual a data da publicação no Diário Oficial da União relativa ao registro dos medicamentos Daclatasvir e Solisbuvior? Agradeceria muito. Ass. naborpereira@yahoo.com.br continuar lendo